sábado, 15 de agosto de 2009

REDES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Amigos da REA-Paraná,


a construção da nossa rede tem sido um processo muito interessante de pesquisa e prática sobre esta forma de organização social que parece combinar muito bem com o ambiente informal da net, a rapidez da divulgação de notícias, a sincronicidade das comunicações interpessoais e o estabelecimento de relações de amizade, companheirismo e troca de experiências entre pessoas que residem em lugares muito distantes e compartilham interesses comuns...
Pelo fascínio que a organização em rede inspira em muitos de nós, nos oferecendo múltiplas possibilidades de relacionamento, construção de conhecimentos, troca de saberes e construção de atividades conjuntas, proponho que comecemos aqui um diálogo sobre esse tema empolgante: a rede como meio de organização social.
Estamos todos aprendendo sobre redes, e desejamos ampliar cada vez mais estes saberes, portanto vamos aproveitar este espaço do blog pra compartilhar artigos, textos, experiências, dúvidas, dificuldades e possibilidades?


Fica a proposta!


Abraços


Liana

9 comentários:

  1. Ótimo Liana! poderia funcionar até mesmo como um local de consultas... no blog podemos adicionar até mesmo textos em formato pdf.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, pessoal,

    uma questão que sempre nos acompanha quando procuramos agir em rede é quanto ao papel desta pra nos ajudar a atingir nossos objetivos pessoais, profissionais e coletivos.
    Qual seria esse papel?

    ResponderExcluir
  3. Acredito que seria o papel de compartilharmos experiencias com as mais diferentes pessoas,onde podemos ter um grande diversidade de opiniões e saberes. Fazendo com que a cada dia aprendamos mais, assim podemos nos reconhecer no outro, comparar nossas diferenças e repensar nossos conceitos... Crescemos em rede.

    ResponderExcluir
  4. E pela internet isso se torna muito mais diversificado; conhecemos gente que de outra forma dificilmente encontraríamos, e mesmo com aqueles conhecidos pessoalmente, podemos compartilhar ideias, discordar, concordar, acrescentar, aprender... enfim, uma rede se forma mediante a formação de relações e interações entre pessoas que possuem interesses comuns. Mas não se pode desejar impor um pensamento único, uma forma única de pensar e agir...
    O espírito da rede se baseia na identidade das pessoas com um tema comum, mas as opiniões podem ser diferentes; o exercício de conviver entre diferentes e buscar consensos, em nome de um objetivo comum, é uma das coisas bonitas da rede... O que acham?

    ResponderExcluir
  5. Adriane,
    eu queria colocar aqui uns desenhos... como é que faço?

    ResponderExcluir
  6. Liana!
    vc precisa criar uma nova postagem...
    dai tem uma opção "colocar figuras" dai pode postar...
    mas aqui nos comentários infelizmente não é possivel!

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Isso mesmo, numa rede não há certo ou errado, apenas opiniões diferentes que temos que aprender a conviver e crescer atráves dessas experiências.
    Quando as pessoas trabalhm por um objetivo em comum é necessário entrar em um consenso, mas não que isso signifique impossição de idéias, o que vocês pensam disso? Quais seriam os mecânismos necessários para tal ação?

    ResponderExcluir
  8. queridas,
    e se a gente postar o link que leva ao livro sobre redes e mais um artigo sobre redes que o Guerra sugeriu para iniciarmos uma dinâmica do grupo de estudo!? que tal?
    vamos...
    angelica

    ResponderExcluir
  9. Amigos do blog!!!
    ja esta disponivel o link para as pessoas fazerem o download do livro do Martinho, sobre Redes!!!

    abraçoss

    ResponderExcluir