terça-feira, 11 de agosto de 2009

REDE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PARANÁ (REA-PR) NO VI FÓRUM

VI FÓRUM
O evento foi promovido pela Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), que aconteceu nos dias 22 a 25 de julho deste ano no campus da Praia Vermelha, da UFRJ. Onde aconteceram minicursos e oficinas, mesas-redondas,Jornadas Temáticas, Encontros paralelos, lançamentos de livros, shows musicais, festival de vídeos, apresentação de pôsteres e lançamento de livros.
A REA-PR participou do evento em um estande que foi construído de forma coletiva com ajuda dos pólos regionais que compõem a rede. Foram expostos fotos da região dos Campos Gerais gentilmente cedidas pelo pólo de Ponta Grossa e de Cascavel, banners para divulgação da REA-PR foram colocados juntamente com banner do pólo temático de Materiais em Educação Ambiental e do pólo Cascavel. A grande atração do estande foi à rede de palmeira que foi colocada com fotos da região e com documentos da REA-PR impressos em papel artesanal, onde muitos participantes elogiaram a idéia tiraram muitas fotos do estande.








Montagem do estande da REA-PR.

Para feira de troca foram colocadas sacolas feitas de ráfia (pólo Ponta Grossa), DVDs de educação ambiental (pólo temático de Materiais de Educação ambiental) e outros materiais de EA cedidos pelo pólo Foz de Iguaçu e livros e folders gentilmente cedidos pela Secretaria de Meio Ambiente do estado Paraná, onde foi possível fazer intercâmbio de materiais entre as redes que estavam presentes no encontro. Para a feira de sabores foram levadas bananas passas, bananas chips e balas de banana (região de Morretes/PR) onde eram oferecidos aos visitantes do estande como uma conexão de sabores entre diversas regiões do Brasil. Um espaço para recados foi fixado no local, onde muitas pessoas deixaram suas mensagens de incentivo e parabenizando a rede pela participação no encontro e montagem do estande.

Visitante do estande da REA-PR deixando seu recado para a Rede.

O estande também foi ponto de encontro entre muitos parceiros como os integrantes dos pólos e pessoas envolvidas nos mais diversos segmentos em educação ambiental, como Irene Carniatto, Vitor Ferreira, Tereza, Célia, Rosani Borba, Mauri Scneider, Abelar, Carlos Frederico Loureiro, Liana Justen, Jacqueline Guerreiro, Antonio Guerra, Mara Lúcia, Raquel Trajber, entre outros.


Encontro da REA-PR com a organização do Evento. (Liana Justen, Angélica Morales, Jacqueline Guerreiro e Adriane Ribeiro)

Visitantes do estande da REA-PR


Um dos pontos mais importantes do evento foi o Manifesto da Juventude pelo Meio Ambiente contra os Retrocessos da Política Ambiental brasileira. A intervenção aconteceu durante a fala do Ministro Carlos Minc no VI Fórum Brasileiro de EA, RJ. Intenso debate de idéias e construção coletiva da intervenção, o manifesto foi construído pelos elos da REJUMA e Coletivos Jovens e contou com a colaboração dos presentes da área de conexão. O Manifesto da Praia Vermelha deve ser encaminhado a todos os jovens possíveis, virtual ou impresso. A colaboração de todos é fundamental e a multiplicação de iniciativas semelhantes pode ser um caminho interessante de participação direta no processo democrático. O manifesto na íntegra pode ser visto em: http://www.rejuma.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=739:manifesto-da-praia-vermelha&catid=68:crias-coletivas&Itemid=542




Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc,lendo as faixas durante o manifesto.



Manifesto da Juventude pelo Meio Ambiente


Como desfecho final do evento foi à reunião presencial da REBEA onde algumas decisões foram deixadas para serem definidas no XII EPEA em Foz do Iguaçu.




Reunião com integrantes das Redes.


A REA-PR encerra sua participação no IV Fórum com a certeza de que novos laços foram feitos e novas experiências foram compartilhadas. Parabenizamos a Jacqueline Guerreiro e Declev Reynier Dib-Ferreira pela organização do evento na qual temos certeza de que não somaram esforços para que o Fórum fosse realizado, bem como todas as pessoas que estavam lá motivados a discutir essa trama da EA. Agradecemos a todas as pessoas que ajudaram a REA-PR a estar nesse evento brasileiro tão importante, e esperamos todos enredados da REA-PR no XII Encontro Paranaense de Educação Ambiental em Foz do Iguaçu e até o próximo VII fórum brasileiro que acontecerá na Bahia, provavelmente em 2011.


Texto elaborado por Adriane Ribeiro da Silva .
Com contribuições de: Angélica Góis Morales.

Julho de 2009.




3 comentários:

  1. RECADO DA MICHÈLE SATO:

    Parabéns REA-PR
    Liana, Gui, Angelica e tantas outras pessoas que constroem significados e sentidos na educação ambiental brasileira...
    um beijo e muita admiração
    ps - adorei as fotos do fórum!

    Michèle Sato [michelesato@pq.cnpq.br]
    Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, GPEA
    Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT

    ResponderExcluir
  2. Parabens amigos do Paraná!
    que bom velos ativos...

    Abraços

    Célio Silva

    ResponderExcluir
  3. Oi, Adriane e Angélica!

    O relatório está ótimo e pode dar uma boa visão do que foi o evento pra quem não esteve lá. Nosso stand estava muito bem organizado, foi bastante elogiado e recebemos visitas de educadores ambientais de todo o país! Valeu também o trabalho do Guilherme, com o DVD Materiais de EA, que foi muito apreciado no intercâmbio de materiais com outras redes e instituições!

    abraços

    ResponderExcluir