terça-feira, 15 de dezembro de 2009

PROJETO ECOVEGETAL

A Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), unindo forças com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) promove o lançamento de um projeto de educação ambiental inédito: o EcoVegetal. Forma de mostrar o uso correto dos defensivos agrícolas como aliados ao aumento da produção de alimentos mais saudáveis e sustentáveis, através de cartilhas, palestras e peça teatral, o EcoVegetal chega a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nesta quarta-feira (16), com programação iniciando às 9h (credenciamento) e apresentações a partir das 10h, no Observatório Astronômico do campus de Uvaranas.

Lançado hoje em Curitiba, o projeto se estende pelo interior (inicialmente Ponta Grossa e Guarapuava), levando de forma lúdica e informativa à população, questões sobre a importância da cultura e da defesa vegetal para o desenvolvimento sustentável da agricultura. Segundo um estudo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o uso correto e consciente de tecnologias de proteção evita perdas na ordem de 30% nas culturas agrícolas, além de eliminar pragas e doenças.


Em um espaço preparado especialmente para o evento, com ambientação temática e artistas do Movimento Ehco fazendo a recepção, o público presente – que pode se inscrever de forma gratuita –, entrará em contato com um ambiente lúdico e ao mesmo tempo informativo e terá a oportunidade de conhecer mais sobre o tema “alimentação saudável”. Os participantes receberão kits “ecovegetal”, contendo uma ecobag e seis cartilhas, que ensinam como fazer o uso adequado, o transporte e o descarte de defensivos agrícolas. Como ponto alto do projeto, serão apresentadas uma performance e uma palestra cênica, desenvolvidas pela Pró Cult especialmente para o EcoVegetal, com personagens que tratarão da questão ambiental de forma inteligente e divertida.
Segundo o chefe do Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia, professor Eduardo Fávero Caires, a iniciativa tem grande importância para a UEPG, uma vez que os alunos das ciências agrárias trabalham com as temáticas propostas cotidianamente. ”Se critica muito, no senso comum, o uso de defensivos agrícolas, mas na verdade é porque eles são utilizados de forma incorreta. Com o evento, os alunos terão a oportunidade de ter outra abordagem, além daquela proposta em sala de aula, sobre esse tema”, comentou o professor Caires. De acordo com o diretor executivo da Andef, José Otávio Mentem, a instituição pretende, com este programa, mostrar o papel estratégico dos institutos e indústrias de pesquisas tecnológicas para promover a produção agrícola. “O aumento de produtividade é essencial, já que a população mundial vem crescendo a uma velocidade maior do que 40 anos atrás”, explica Mentem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário