segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Coletivo Educador Universitário (UEPG)

I Encontro do Coletivo Educador Universitário (UEPG)
Às 16 h do dia 3 do mês de dezembro de 2009, reuniram-se no Núcleo de Estudos em Meio Ambiente (NUCLEAM/UEPG), acadêmicos da universidade e professores, para dar inicio a implementação do Coletivo Educador Universitário.
A reunião teve inicio com uma breve apresentação dos acadêmicos e dos professores presentes e da convidada Adriana Solak Teixeira, que realiza trabalhos na Fundação Bunge, que falou sobre os projetos que a empresa realiza sobre educação ambiental.
O Prof. Hélio Fernando de Oliveira Jr. (Faculdade de Jaguariaíva /FAJAR) deu inicio ao encontro com a frase que Saint Hilaire disse ao visitar os Campos Gerias “Campos Gerias do Paraná, o paraíso terrestre no Brasil”, no qual fez uma breve reflexão do que Saint Hilaire viu nos campos Gerias e de como está agora, apresentou também um histórico da formação dos coletivos educadores no Brasil, dando ênfase para a formação dos coletivos nos Campos Gerais, O professor apresentou a linha do tempo da educação ambiental em seguida apresentou o conceito, os objetivos de Coletivo Educador, na seqüência a Profª. Maria Aparecida de Oliveira Hinsching (UEPG/NUCLEAM) deu continuidade ao encontro falando sobre como será a caminhada no contexto universitário, mostrando a “Mandala” do coletivo, e apresentou dados dos Objetivos do Milênio da região dos Campos Gerias e para finalizar o encontro a Profª Édina Schimanski (UEPG) apresentou as propostas do coletivo universitário e na seqüência foi aberta discussão entre os participantes de como poderá ocorrer esse processo inicial de implementação e se há interesse dos acadêmicos.


Profª. Maria Aparecida de Oliveira Hinsching (UEPG/NUCLEAM) apresentando a “Mandala” do coletivo

Estavam presentes na reunião 8 acadêmicos representando os cursos de serviço social, química e biologia que já estão envolvidos com trabalhos de pesquisa com a temática Educação Ambiental, e se comprometeram em dar inicio as atividades do PAP3.
Ficou acordado entre os participantes que as oficinas para o coletivo universitário terão início em março de 2010.

Acadêmicos da UEPG juntamente com o Prof. Hélio Fernando de Oliveira Jr. (FAJAR) e a Profª Édina Schimanski (UEPG)

Durante as oficinas de Março de 2010, os Professores esperam contar com o número maior de participantes, deixando assim ainda mais forte a formação do Coletivo Universitario da UEPG.

Bom trabalho a todos em 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário