quinta-feira, 18 de agosto de 2011

XIII EPEA reúne participantes de sete estados

XIII EPEA reúne participantes de sete estados
Estudantes, professores e pesquisadores de sete estados (Paraná, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Mato Grosso) participam do XIII Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA), promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), através do Núcleo de Estudos em Meio Ambiente, e Rede de Educação Ambiental do Paraná (REA-PR). Até esta sexta-feira, o evento debate formas de contextualizar a inserção da educação ambiental de nos programas de políticas públicas, de forma crítica e participativa. A programação conta com mesas redondas, palestras, oficinas, minicursos e apresentação de trabalhos (oral e baners), no Campus Central da UEPG.
Na solenidade de abertura (auditório do Campus Central), nesta quarta-feira, o vice-reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, fez a saudação aos participantes do evento, destacando a oportunidade de debater a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, na perspectiva das políticas públicas e da participação da sociedade. “A UEPG estimula a discussão em torno desse, a partir do Nucleam que desenvolve uma série de atividades e parceria com o poder público e iniciativa privada, inclusive com projetos e programas reconhecidos e premiados por órgãos ambientais”.
 Foto: Impresa UEPG

A professora Maria Aparecida de Oliveira Hinsching, da coordenação do evento, salienta o alcance do EPEA, em sua 13ª edição (a primeira edição ocorreu em 2008), envolvendo educadores e estudantes de todos os níveis de ensino, além de técnicos de órgãos públicos, entidades, empresas e lideranças comunitárias. “A UEPG sediou o encontro pela primeira vez em 2000 (terceira edição) e passados dez anos podemos notar alguns avanços na formulação de políticas públicas voltadas para o meio ambiente, a partir da mobilização da sociedade e da reflexão sobre os rumos das relações entre o homem e o meio ambiente”.
No período de inscrições, XIII EPEA recebeu a submissão de 237 trabalhos. Desses, 175 foram aprovados, para apresentação oral (97) e em painéis (78), de acordo com os eixos temáticos Educação Ambiental Formal; Educação Ambiental Não Formal; Educação Ambiental e Políticas Públicas; Formação de Educadores Ambientais; Educação e Gestão Ambiental; Recursos Didáticos em Educação Ambiental; Educação Ambiental e Mídias (educomunicação); e Educação Ambiental no Campo. As apresentações ocorrem no Bloco A do Campus Central.
 Foto: Impresa UEPG

Na palestra de abertura, a professora Michele Sato, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, fez uma exposição sobre o tema do encontro “Política, Educação Ambiental e Ecologia da Resistência”. Com a experiência da participação em quatro edições do EPEA, ela conduziu o tema a partir da filosofia do “direito de janela e o dever de árvore”, proposta pelo artista, arquiteto e ambientalista austríaco, Friedrich Hundertwasser. O ‘direito de janela’, no caso, se constitui no espaço privado, pertencente a cada pessoa; enquanto o ‘dever de árvore’ se apresenta como o dever do coletivo, do convívio social. Com isso, a professora, integrante da Rede Brasileira de Educação Ambiental – REBEA (www.rebea.org) e da Rede Universitária de Programas de Educação Ambiental (RUPEA), conclama as pessoas “a sairem da janela para praticar o dever de árvore”.
Nesta quinta-feira, o EPEA teve sequência, com a realização da mesa redonda “Educação Ambiental para a Sobrevivência e Políticas Públicas”, composta por Renato Eugênio de Lima, coordenador do Centro de Apoio Científico em Desastres – UFPR; Luiz Alberto Souza, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano – IPPUJ – Joinvile (SC); Denílson Cardoso, coordenador do Programa Desmatamento Evitado/SPVS e Observatório Clima; e Andréa Ribeiro, secretaria municipal de Ação Social (SMAS, Sengés, PR). A programação ainda contou com lançamento de livros, integração cultural e roda de conversa, além de apresentações artísticas regionais dos participantes.
Para esta sexta-feira, está programada a Reunião da REA-PR (8h/9h); palestra “Dinâmica do Processo das Políticas Públicas em Educação Ambiental e o Estado do Paraná (Marcos Sorrentino – EALQ/USP/REBEA – 9h/10h); mesa redonda “Políticas Públicas em Educação Ambiental no Estado do Paraná”, das 10h/12h, (Leni Toniolo – Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Curitiba – SMMA); Roberto Castella – coordenador de Educação Ambiental e Jardim Botânico (SEMA – PR); e Maurício Rosa, coordenador de Desenvolvimento Socioeducacional (SEED). A agenda continua com a apresentação de trabalhos – comunicação oral e exposição de painéis (13h30/17h), avaliação e encerramento do evento e definição da sede do XIV EPEA (17h15) – e apresentação cultural e congraçamento (Departamentos de Artes e Turismo e AMCG - 17h45).

Na coordenação geral do XIII EPEA, estão os professores Angélica Góis Morales (UNESP/UEPG/NUCLEAM/REA-PR), Sandro Xavier de Campos (UEPG/DEMET), Fernando Pilatti (UEPG/NUCLEAM), Édina Schimanski (UEPG/DSS), Maria Aparecida de Oliveira Hinsching (UEPG/NUCLEAM/REA-PR).

 Fonte: Impresa UEPG
http://portal.uepg.br/noticias.php?id=1199

Nenhum comentário:

Postar um comentário