sexta-feira, 2 de setembro de 2011

UNIOESTE sedia o 29º Seminário de Extensão da Região Sul e reúne mais de 2 mil participantes.

UNIOESTE sedia o 29º Seminário de Extensão da Região Sul e reúne mais de 2 mil participantes

Foram dias muito agradáveis, uma marco para a Extensão Brasileira que se mostra forte e articulada no cenário nacional. Foi ótimo ter conosco as Universidades dos 3 estados brasileiros com suas delegações, os Pró-Reitores de Extensão dos quais destaco a Dra Sandra de Deus da UFRGS, Vice Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores - FORPROEX e o Dr. Wilson João Zonin que é Coordenador da Área de Meio Ambiente do FORPROEX.

A REA-PR Rede Paraense de Educação Ambiental esteve presente com a presença da professora Maria Aparecida de Oliveira Hinsching e a Adriane Ribeiro da Silva que vieram da UEPG – Ponta Grossa  e a atual Secretária Executiva da REA-PR Drª Irene Carniatto da UNIOESTE – Cascavel que fez parte da Comissão Organizadora do SEURS.
A seguir repasso um relato mais detalhado realizado pela Comunicação da Unioeste. (IRENE CARNIATTO)
Segunda-feira, dia 22 de agosto de 2011, foi realizada a abertura do 29° Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) em Foz do Iguaçu. O evento reuniu professores e alunos que atuam na extensão de 23 Instituições de Ensino Superior (IES) dos três estados da região Sul do país. O 29° Seurs está sendo sediado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu. Além da participação de mais de 2 mil extensionistas das universidades públicas da região Sul, estiveram presentes autoridades regionais, estaduais e do governo federal.

Na abertura do Seminário, o coordenador geral e pró-reitor de Extensão da Unioeste, professor Wilson João Zonin destacou a importância da realização do SEURS que tem como tema a “economia ecológica, políticas sociais e integração latino-americana”. Ao agradecer a participação e envolvimento dos extensionistas e inúmeras instituições de apoio, Zonin registrou a participação do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão da Regional Sul que participa da promoção do seminário.

Ao enfatizar que o SEURS é o evento de extensão de maior tempo de existência na Universidade, Zonin comentou a necessidade de reconstruir a concepção de extensão, sendo que a extensão é a ação que torna possível a Universidade socializar a produção intelectual que é produzida no interior da mesma. “A indissociabilidade da extensão, com a pesquisa e o ensino é um elemento fundamental, e é necessário construir essa cultura de indissociabilidade, pois é por meio dessa concepção que a Universidade Pública pode atuar de forma mais intensa na transformação social”. O coordenador geral destacou que a realização do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul configura-se como uma excepcional oportunidade para a construção de intercâmbios, mobilidades acadêmicas e aprofundamento do diálogo e dos saberes e experiências de desenvolvimento sustentável. “Desta forma queremos produzir impactos e transformações, internas e externas, em nossas instituições, regiões e territórios”, disse Zonin.

O reitor da Unioeste, professor Alicibiades Luiz Orlando, em seu pronunciamento, agradeceu a presença de todos e lançou o desafio às universidades públicas da região Sul em atuar de forma mais intensa na conquista de recursos para as ações extensionistas. “Este desafio supõe a ação dos gestores das universidades públicas na articulação e na reivindicação de mais recursos junto aos Ministérios da União; de maior participação dos Estados na elaboração de programas de extensão; e a interação dos municípios junto às universidades públicas”.

O reitor Alcibiades desafiou ainda às universidades a resolverem as questões internas para que a Extensão ocupe o espaço que lhe devida junto à universidade, uma vez que por meio da extensão é que a Universidade torna-se conhecida e reconhecida socialmente. “Do que vale a produção intelectual se ela não for socializada com todos?”, observou o reitor ao enfatizar que a extensão não pode ser concebida como apêndice da Universidade. “A extensão configura-se como transferência de conhecimento e esta é a razão dos investimentos públicos que são feitos em nossas universidades”, afirmou o reitor.

O SEURS encerrou no dia 24/08, o evento foram realizadas 28 mesas temáticas e apresentação de trabalhos, exposição de pôsteres, e mais 52 vídeos relatos e 66 oficinas que foram realizadas em escolas municipais e estaduais, nas quais os alunos dessas escolas e comunidades são participantes junto com os acadêmicos do evento. O evento ainda contou 22 estandes das IES além da realização de inúmeras atividades culturais.
Comunicação da Unioeste .
--
Profª. Drª. IRENE CARNIATTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário