sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Ponta Grossa elege 48 delegados para 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental

Os municípios da macrorregião de Ponta Grossa promoveram no domingo (20), no campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa, a primeira etapa regional da 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental. Durante o evento foram eleitos os 48 delegados que representarão a regional na etapa Estadual, que será realizada de 23 a 25 de outubro em Faxinal do Céu, município de Pinhão. Além da eleição, os participantes elaboraram as diretrizes e ações estratégicas que também apresentarão na próxima fase da conferência.
Segundo o secretário Rasca Rodrigues o evento é uma oportunidade para que a população possa sugerir e debater problemas e soluções relacionados a saúde ambiental de cada município o Paraná. “Estaremos promovendo eventos em outras oito regiões do estado com o propósito de aproximar o governo estadual, federal e municipal em torno desta questão por isso é importante que todos participem”, afirmou o secretário.
Ao todo mais de 350 pessoas participaram da conferência representando o poder público estadual e municipal, sociedade civil e iniciativa privada. A Conferência de Saúde Ambiental tem como tema principal. “A Saúde Ambiental na Cidade, no Campo e na Floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis” e é dividida em três eixos temáticos: “Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental no campo, na cidade e na floresta”, “Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios” e “Democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para construção de territórios sustentáveis”. “Todos precisam entender que muitos problemas de saúde são causados por falta de cuidados ambientais e vice-versa. Por isto, é importante criarmos espaços como este para integrar estas áreas (Saúde e Meio Ambiente) que são estratégicas para a sociedade”, comentou Adroaldo Araújo, diretor-regional da Secretaria de Saúde e membro da Comissão Organizadora da Conferência.
Já Andresa Jacobs, da ONG Grupo Fauna e representante da sociedade civil destacou a percepção de que os problemas sociais são transversais e intersetoriais. “A Conferência é bastante significativa, pois coloca frente a frente diferentes visões e percepções dos problemas sociais. Aqui todo mundo é igual, independente da sua representação. Acredito que o ponto mais significativo, no entanto, seja a mudança de paradigma em relação aos problemas de saúde pública, agregando outros setores e mostrando que devemos trabalhar juntos”, afirmou.
ETAPAS REGIONAIS – A Comissão Organizadora Estadual (COE) definiu as seguintes datas para as outras oito regionais realizarem suas conferências: ainda em setembro, dia 24 em Francisco Beltrão; 26 em Londrina e Maringá; 29 em Umuarama; em outubro, dia 3 em Curitiba e Cascavel e no dia 6 em Jacarezinho e Guarapuava.
A Conferência Nacional de Saúde Ambiental será realizada de 15 a 18 de dezembro, em Brasília/DF.
Expediente: SEMA Boletim Lobo Guará 23/9/09Jornalistas responsáveis: Ceres Battistelli e Luis Gustavo Antunes.
Colaboradores: Adriano Ribeiro, Ana Carolina Paiva, Renata Muzzolon e Suellen Cristiane Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário