quarta-feira, 23 de setembro de 2009

VI CONGRESSO IBEROAMERICANDO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ARGENTINA

De 16 a 19 de setembro de 2009 ocorreu o VI Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental, em San Clemente de Tuyu, Argentina, cujo tema de discussão central foi “enriquecimento das propostas educativo-ambientais para a ação coletiva”.
Esse evento reuniu educadores, pesquisadores e membros de organização da sociedade civil, comunitárias e representantes governamentais dos países iberoamericanos, como: México, Argentina, Brasil, Costa Rica, Espanha, Colômbia, Peru, Cuba, Venezuela, Chile, Uruguai, Paraguai, entre outros. Teve como objetivo geral promover a educação ambiental como uma política de estado, a fim de fortalecer a gestão pública na construção de territórios de vida sustentável, bem como contribuir no desenvolvimento do campo da EA a partir dos aportes dos educadores ambientais desde suas diferentes perspectivas e realidades.



Foto 1 – Evelyn e Irene Carniatto (UNIOESTE, Cascavel) e Angélica Morales (UEPG

Foto 2 – MESA REDONDA – Dimas Floriani (Brasil), Javier Benayas (Espanha), Carlos Galano (Argentina) e Guutierrez (Espanha).


Assim, o evento teve diferentes atividades, como: a) conferencias centrais, que participou, Carlos Galano (argentina), Alcira Rivarosa (Argentina), Dimas Floriani (Paraná, Brasil), Edgar Gonzalez Gaudiano (México), Elisabeth Carlucci (Brasil), Enrique Leff (México),; b) mesas redondas que participaram muitos pesquisadores, entre eles, destaca-se: marcos Sorrentino (Brasil), Rachel Trajber (Brasil), Elisabeth Santos (Brasil), João Paulo Sotero (Brasil) e outros; c) painéis de intercâmbio de experiências que foram muitos eixos centrais, como: - experiências de EA em âmbito universitário, - EA nas bacias hidrográficas, - EA e o enfoque agroecológico na construção da soberania alimentar, - Materiais didáticos e experiências lúdicas como recurso educativo para a EA, entre muitos outros.
Foto 3 e 4 – Pesquisadores do Paraná participando dos painéis

Além da participação como apresentação de trabalhos científicos e também de participação em conferências, o Paraná também participou do espaço de lançamento de livros, por meio do livro “Formação do Profissional Educador Ambiental: reflexões, possibilidades e constatações”, de autoria da Angélica Góis Morales, editado pela UEPG. Tal espaço cedido pela organização do evento, possibilitou a divulgação e repercussão do livro em diversas esferas e países, e, em especial entre os representantes da Diretoria de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) do Brasil.
Foto 5- Angelica Góis Morales / Foto 6 – Da esquerda para direita: Cladson Rodrigues(atual Diretor da DEA/MMA), Marcos Sorrentino (Ex-diretor da DEA/MMA) , Angélica Góis Morales, Mauri Schneider (Linha Ecológica,/Itaipu) e Miriam Dualibi (Instituto Ecoar)


Foto 7 – Angélica e o pessoal de Itaipu/ Pólo de Foz de Iguaçu (Graziele, Leila, Rosana, Mauri e Marlene) e Pólo de Cascavel (Irene Carniatto). Foto 8 – Pesquisadores da Venezuela e do México, como Edgar Gonzalez-Gaudiano.


O evento teve um saldo positivo, reunindo pessoas com várias experiências diferentes e próximas, possibilitando uma troca constante entre as expectativas de muitos educadores ambientais além de oportunizar a riqueza cultural presente nesse evento.



Foto 9 – Encontro com os educadores ambientais brasileiros / Foto 10 – Encontro com o pessoal da FURG/RS e do Paraná (Foz de Iguaçu, Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel)

A REA-PR encerra sua participação no VI Congresso Iberoamericano em Educação Ambiental com a certeza de que novos laços foram feitos e novas experiências foram compartilhadas e até o próximo VII Congresso iberoamericano, que acontecerá possivelmente em Santiago de Compostela, Espanha.

Texto elaborado por Angélica Góis Morales
Setembro de 2009.

Um comentário:

  1. Foi muito bom o VI Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental, gostaria de saber se os certificado de participação estão em a disposição em algum site?

    ResponderExcluir