quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

31° Congresso Brasileiro de Espeleologia / “Espeleodiversidade: Ensino e Conservação”

1ª CIRCULAR


O 31° Congresso Brasileiro de Espeleologia (31º CBE) será realizado de 21 a 24 de Julho de 2011, na cidade de Ponta Grossa, no Paraná, e terá como tema central “Espeleodiversidade: Ensino e Conservação”. A escolha desta temática reflete a preocupação em discutir estratégias que conjuguem atividades pedagógicas e de pesquisa, com ações que visem proteger a diversidade espeleológica do Brasil.
 
Esta edição do congresso é organizada pelo Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE) com o apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade Estadual de Londrina (UEL).
 
Ponta Grossa está localizada na rota dos tropeiros, sobre as verdejantes colinas dos Campos Gerais. Possui forte potencial turístico envolvendo as famosas dolinas e cavernas em arenitos como o Buraco do Padre, Furnas Gêmeas, Caverna das Andorinhas e Caverna da Chaminé, as singulares feições de relevo ruiniforme de Vila Velha, os balneários e cachoeiras como o Salto Santa Bárbara do Rio São Jorge e Cachoeira da Mariquinha e os canyons e paredões rochosos próximos à Escarpa do Arenito       Devoniano. A região é palco de estudos nacionais e internacionais por sua notória geodiversidade e biodiversidade.
 
O Campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, local do evento, dispõe de ambientes modernos, com toda a estrutura necessária realização de palestras, mesas-redondas, exibições de vídeo e  demais atividades em período diurno e noturno.
 
A realização do Congresso proporcionará um novo ambiente para a espeleologia nacional e servirá para mostrar as inúmeras riquezas naturais que a região sul do país possui. A beleza cênica dos monumentos naturais juntamente com a tradição e cultura do povo do sul do Brasil, potencializam o evento, ao mesmo tempo que empolga uma gama de Grupos e espeleólogos, que há tempos sonham em trazer o Congresso Brasileiro de Espeleologia para o estado do Paraná.
 
O GUPE aproveita a oportunidade para comemorar seus 26 anos recebendo os espeleólogos de todo o Brasil, nesta que é a segunda edição do congresso realizada na região sul, incentivando o fortalecimento da espeleologia regional e nacional.
 
Convidamos todos os Grupos, Pesquisadores e demais interessados pela ciência espeleológica para participar do 31°CBE, um espaço de debate técnico-científico e de interação da comunidade espeleológica nacional.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário