segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia- Sociedade no Ensino das Ciências

Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia- Sociedade no Ensino das Ciências


De 19 a 21 de julho de 2010
Local: Universidade de Brasília

Objetivos

•Apresentação e discussão de pressupostos teórico-metodoló gicos que configuram o campo de investigação das inter-relações CTS no ensino das Ciências.

•Apresentação e discussão de resultados de investigação que integram dimensões CTS no âmbito da educação científica, nos países de línguas ibero-americanas.

•Discussão de estudos CTS e suas implicações para o currículo e para a formação profissional.

•Divulgação de práticas inovadoras de educação científica, formal e não formal, com enfoque CTS.

•Promoção de diálogos e estabelecimento de parcerias de cooperação e de investigação entre instituições, pesquisadores, professores e outros profissionais, com interesse por temáticas CTS, dos países de línguas ibero-americanas.

•Discussão, reflexão e proposição de posicionamentos frente ao contexto da crise global com vistas à construção de propostas de educação científica para uma nova ordem social e econômica com uma perspectiva planetária.

•Partilha de posicionamentos e identificação e discussão de questões relacionadas com o movimento CTS

Tema: Educação para uma nova ordem socioambiental no contexto da crise global

O movimento CTS teve origem com a crise ambiental e com reflexões sobre a natureza da ciência e o seu papel na sociedade. O seu movimento educativo no ensino das ciências buscou redirecionar os objetivos educacionais da educação científica para a cidadania em uma perspectiva reflexiva sobre o modelo de desenvolvimento tecnológico e sobre o modelo de consumo da sociedade atual. Com o tema “Educação para uma nova ordem socioambiental no contexto da crise global” pretende-se neste seminário resgatar valores e princípios do movimento original de CTS dentro do contexto da contemporaneidade para se refletir sobre perspectivas futuras, visando uma educação científica transformadora.

Maiores informações:
http://www.finatec/. org.br/eventos/ siacts/

Nenhum comentário:

Postar um comentário