segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A REA-PR no XII EPEA!!!

O XII Encontro Paranaense de Educação Ambiental apresentou como tema principal "Educação para Cultura da Paz e Sustentabilidade Local/Planetária" com o objetivo de ampliar os diálogos sobre as pesquisas e experiências na área de Educação Ambiental entre pesquisadores, educadores, estudantes e gestores ambientais. O XII Encontro Paranaense de Educação Ambiental teve a  realização de conferência, mesas redondas, palestras, assim como oficinas e apresentações de trabalhos, tanto na forma de painéis quanto apresentação oral.

A reunião da REA-PR contou com 36 pessoas e  teve inicio com apresentação dos participantes através de uma dinâmica, onde havia um “desenho” no chão representando do mapa do Estado do Paraná. Os participantes se apresentavam e identificavam qual região do Estado que pertencia e abordavam sobre as ações que estão sendo realizadas em EA e, assim, foram montando simbolicamente os pólos que estão ativos em nosso Estado além da socialização das ações/atividades dos pólos regionais de EA.



FOTO 1 – Dinâmica de socialização dos participantes e dos pólos regionais da REA-PR

Vale evidenciar que muitas atividades em EA estão sendo realizadas no Paraná, como foi citado pelo Pólo de Foz do Iguaçu em conjunto com a Rede Linha Ecológica, Pólo de Cascavel, Pólo de Londrina, Pólo de Guarapuava, Pólo de Cascavel, Pólo de Maringá, pessoal do Coletivo Jovem do Paraná (Arenito Caiuá), Pólo de Ponta Grossa com o Coletivo educador dos Campos Gerais, entre outros. Também foi possível, conhecer o grupo de pessoas de Campo Mourão, e do Litoral que estarão buscando articulação em suas regiões e entrando na REA-PR para fortalecer as pessoas e as ações locais. Muitos pólos colocaram as suas dificuldades e suas estratégias de ações para melhorar a comunicação e a atuação na sua região, como: reuniões presenciais e grupos de estudo. Outros abordaram sobre a possibilidade de ajudar outros pólos, como o de Londrina em contribuir no fortalecimento do pólo de Apucarana.


Foto 2 e 3- Banners da REA na entrada do Evento/ Integrantes do polo Ponta Grossa e Polo Foz do Iguaçú

Destaques da Reunião!!!
A pedidos comissão organizadora do XII EPEA, foi dada prioridade sobre o local em que será sediado o próximo EPEA, e ficou definido pelos participantes em conjunto com a comissão organizadora atual para que o evento fosse realizado a cada dois anos e todos os participantes da reunião concordaram e foi sugerido e aprovado pela maioria dos presentes que o XIII EPEA seja realizado em Ponta Grossa em 2011 e como candidato ao próximo fica Cascavel em 2013.


FOTO 4-  Momento da votação para que seja realizado o EPEA a cada 2 anos.


Foi  também abordado pelos participantes que a secretaria executiva continua com as mesmas integrantes aprovadas no X EPEA. Outro tópico da reunião foi sobre o logotipo da rede, e foi definido que permanece o mesmo logo, mas deve ser trabalhado as letras, para melhor visualização. Foi sugerido que fosse criado um logo do EPEA, e quem for desenvolvendo poderá colocar na lista da REA-PR, para avaliação, e esse logo seria único para todos os eventos EPEA. Foi divulgado e entregue os folders da REA-PR e os CDs de “materiais em educação ambiental” produzido pelo pólo de Materiais em Educação Ambiental para cada pólo presente na reunião, servindo como material de apoio e de trabalho.
Também foi sugerido reuniões presenciais a cada semestre. Assim, estebleceu-se que podemos aproveitar os encontros em eventos regionais e ou nacionais para reuniões da REA-PR e/ou pólos.E isso pode ser algo a ser articulado, o que promove encontros presenciais.


Foto 5 - Em destaque integrantes do Coletivo Jovem Arenito Caiuá e Polo Litoral (Matinhos)



Foto 6- Participantes da reunião da REA-PR em foto coletiva!

A REA-PR encerra reunião no XII EPEA com a certeza de que novos laços foram feitos e novas experiências foram compartilhadas. Bom trabalho a todos!

A ATA completa está disponível nos arquivos no yahoo grupos ou no site da REA-PR (www.uepg.br/nucleam/reapr  ir no link BIBLIOTECA-ANTECEDENTES HISTÓRICOS)

Abraços
Adriane Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário