terça-feira, 24 de novembro de 2009

Natal verde

Dicas para um Natal verde!

Compre árvores naturais - ou, melhor ainda, enfeite as plantas que já tem em casa. Se você quer mesmo um pinheiro, opte pelos de verdade - nada de plástico! Para quem tem quintal com árvores, galhos secos e cheios de ramificações são uma boa opção.



Na decoração, use a imaginação Que tal resgatar tradições antigas, orgânicas e baratas, como decorar a árvore com uma linha de pipocas? É só estourar o milho, pegar linha e agulha e criar uma serpentina igual à que sua avó fazia. Se você tem filhos, envolva-os na brincadeira e incentive-os a fazer os próprios penduricalhos e cartões. Recicle antigos enfeites, customizando-os, ou troque com as amigas para dar um ar novo à sua casa. Sua árvore pode não ficar igual às dos shoppings centers, mas com certeza terá muita personalidade!




Faça uma ceia brasileira. Afinal, o Natal aqui é comemorado em pleno verão e as altas temperaturas não combinam com comidas pesadas, típicas de lugares frios. Aproveite para fazer tilizar produtos locais e orgânicos - que, ainda por cima, costumam ser mais baratos.



Tente, invente, dê um presente diferente. Recicle, começando pela embalagem: use jornais e revistas velhos e bastante criatividade. Também vale guardar embrulhos bacanas de presentes que você ganhou para reutilizar depois. Se ganhar algo que não vai usar, tente se lembrar de alguém que pode achar o presente útil e bola pra frente (nada de deixar o objeto acumulando poeira no fundo do armário). Convide as pessoas para 'bazares' de trocas e fuja do consumismo. Brincadeiras de amigo secreto também são mais sustentáveis do que comprar um presente para cada membro da família ou grupo (e pesam menos no bolso). Se for às compras, lembre-se de avaliar o impacto que o presente teve no meio ambiente: dê preferência par produtos e marcas sustentáveis, recicláveis ou reciclados.



Mande cartões virtuais. Se você está lendo isso, é porque já usa a internet. Abuse dela no Natal e substitua os cartões de papel pelos virtuais. Mais uma vez, você economiza e poupa o meio ambiente.



Boas festas a todos!!!
;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário